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Documentos Assinados Eletronicamente

Como conferir a autenticidade dos documentos assinados eletronicamente?


O Cartório emite certidões assinadas manualmente e eletronicamente, conforme a solicitação do cliente. Em ambos os casos, constará na certidão um número de selo único, consultável através do site do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso – TJ/MT, junto a um código de barras bidimensional (Código QR ou QR Code) consultável por meios eletrônicos com capacidade de escaneamento.

As assinaturas eletrônicas podem ser conferidas e validadas. Isto se faz através de programas capacitados à estas funções, sejam eles instaláveis ou simplesmente acessados através de algum domínio on-line. Nesse sentido, diversos são os programas e sites (onerosos e gratuitos) que desempenham, confiavelmente, a validação de assinaturas eletrônicas.

O Governo Federal, através do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), desenvolveu um verificador de conformidade de assinaturas eletrônicas que pode ser acessado gratuitamente, sem a necessidade de download. Clique aqui para acessá-lo.

A Anoreg-MT, por sua vez, indica o software BRySigner - programa desenvolvido pela BRyTecnologia. Através dele, é possível verificar assinaturas eletrônicas gratuitamente. O guia de instalação do BRySigner encontra-se disponível em seu próprio site, e também no suporte da Anoreg-MT.

Principais dúvidas e informações

Recomendamos a leitura dos conceitos e esclarecimentos disponibilizados pela Receita Federal, a respeito das assinaturas digitais.